Três dicas de produtos naturais para a sua rotina de beleza
- natuvidahz
- 26 de mai. de 2016
- 4 min de leitura
É incrível o quanto nós, mulheres, aprendemos desde novinhas a negar o nosso corpo do jeitinho que ele é. O padrão é bem delineado: ou você é alta, magra, tem cabelo liso e loiro ou você simplesmente tem que se esforçar para chegar lá. Bom, pelo menos é isso que a gente aprende. O feminismo chegou para mim e junto com isso, mudou completamente a minha relação com o meu corpo. Eu sou baixinha, de cabelo ondulado rebelde e com uma barriguinha positiva, passei a gostar de mim assim, sem tirar nem pôr, sem precisar provar pra ninguém o quanto sou bonita e interessante.
Nesse processo, a minha ex amada chapinha nunca mais viu meu cabelo e meus produtos antigos de beleza que eu usava tentando mudar quem eu era e não para ressaltar minha beleza natural, foram esquecidos. A questão é: eu usava porque acreditava ser necessário. Não porque queria, não porque me sentia realmente bem assim. Era quase que uma obrigação social que carreguei durante anos sem questionar. Nesse start que a vida me deu me rendi inteira e completamente às receitas de beleza natural. Esse foi o passo mais importante que dei até agora nessa nova relação comigo mesma e com a natureza. <3
Óleo de coco, abacate, óleos essenciais e chazinhos começaram a fazer parte da minha rotina. Tudo orgânico e o mais livre da indústria possível. Minha forma de pensar e sentir mudou para melhor. Produtos naturais não te moldam para um padrão: pelo contrário, eles destacam o que você tem de mais bonito! Sabe o cabelo ondulado e rebelde que eu falei lá em cima? Com um shampoo natural e vinagre de maçã percebi o volumão lindo que ele tinha. Sabe o quadril largo que tanto me incomodou a vida inteira? São as curvas que fazem meu corpo único.
Grande parte da indústria, infelizmente, trabalha se baseando no fato de você não estar bem do jeito que é. Amar e assumir o próprio corpo é um ato revolucionário! Tem a ver com luta, com pensar fora da caixinha e com ser você mesma apesar, ou talvez por causa de tudo. Isso é se empoderar.

Por isso separei três dicas para você tentar em casa:
Óleo de coco is the new black
Sabe aquele produto que a gente sonha e que serve pra absolutamente tudo? Ele existe, é saudável e você encontra em qualquer Mundo Verde da vida! Serve para usar no cabelo (só passar um tempo com ele na cabeça, de 15 em 15 dias, no cabelo sujo mesmo e lavar algumas vezes depois) e até no corpo no fim do banho. É cabelo brilhoso e hidratado e pele de bebê! Se quiser ousar mais, mistura ele com borra de café e faz uma esfoliação que é MARA. Unhas fracas? Passa nelas e vai dormir que é só sucesso. O óleo de coco também faz milagres para os dentes. Ajuda a clarear e deixar as gengivas saudáveis. As placas sobre os dentes não são solúveis em água, mas são solúveis à gordura, e o óleo consegue tirá-las. O óleo de coco também ajuda a combater a bactéria Streptococcus, que faz parte da flora da boca e pode causar doenças como a cárie e abscessos dentários. É só em jejum, colocar uma colher de sopa do óleo na boca e imediatamente bochechar em sua boca e em volta dos dentes. É importante manter o óleo sempre em movimento. Isso deve ser feito sem pressa, sem tensão por 15 a 20 minutos. Sempre use a versão orgânica e prensada à frio, viu?
Shampoo e condicionador? Escolha o natural
Quem como eu passou uma vida quase que inteirinha penando pra achar um bom shampoo e condicionador vai me amar depois dessa! Acontece que normalmente esses produtos são carregados de química que nosso corpo não curte. O que fazer? Use versões naturais! Existem várias marcas no mercado. No momento tenho usado um Phytoervas de Camomila e gostei muito! Outra opção, que infelizmente é exclusiva pras cariocas, é o lindo do Chápoo da marca Chá Dao. É de uma menina super fofa (vamo fortalecer essa economia artesanal feminina <3) que conhece bastante sobre chás e criou uma versão incrível para cabelos. Usei o de uma amiga, apaixonei e tô doida pra encontrar ela numa feirinha e comprar outro.
Vinagre de Maçã
Esse aqui é uma das mais valiosas! O vinagre de maçã serve pra mil e uma coisas mas ele mudou mesmo foi minha relação com a minha pele completamente. Lavo o rosto com uma colherzinha dele + uma xícara de água no rosto toda noite. Faz isso durante uma semana e me conta o que achou! Não quero darspoilers, mas os cravos que tanto me atormentavam simplesmente se foram. Esse aqui também só serve se for a versão orgânica, ok? Aqueles de mercado não funcionam e fazem até mal se usados.
Curtiram as dicas? Aceito receitinhas novas e quero saber como foi a experiência de vocês. Por menos padrão unificado e mais sorrisos empoderados com amor ao corpo!
Comments