top of page

Adoçantes Dietéticos

  • Foto do escritor: natuvidahz
    natuvidahz
  • 27 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Breve histórico:

Em 1879 foi sintetizado o primeiro adoçante dietético: a sacarina. Essa foi bem utilizada em épocas de guerra, pelo seu baixo custo de fabricação e pela dificuldade de acesso ao açúcar branco (SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes). O aspartame foi descoberto acidentalmente nos anos 60 pelo pesquisador James M. Schatter, que aquecia um composto em um frasco contendo metanol quando a mistura espirrou para fora do frasco e caiu-lhe nos dedos. Minutos após, levando o dedo à boca para folhear um livro sentiu um sabor extremamente doce, descobrindo o fortíssimo poder edulcorante do aspartame (SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes).

Diferenças entre Adoçantes e Adoçantes dietéticos:

Adoçantes: Açúcar refinado, mascavo, mel, melado, dextrose, maltodextrina: são carboidratos simples, produto natural, com "normal/adequado" poder de adoçante, e tem aproximadamente 4kcal/g do nutriente;

Adoçantes dietéticos: Sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame-k, stévia, sucralose, sorbitol, manitol, xilitol: Substâncias químicas, com alto poder adoçante, e com baixíssimo valor calórico. Essas substâncias têm calorias, porém na quantidade que consumimos o valor calórico é mínimo – inferior a 1 kcal/g.


Curiosidades:


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), adoçantes são produtos especificamente formulados para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, tendo a sacarose (açúcar de cana) como principal exemplo. Já os adoçantes dietéticos são constituídos a partir de edulcorantes que conferem doçura sem possuir sacarose na composição, uma vez que são elaborados para atender às necessidades de pessoas com restrição de carboidratos simples (diabéticos).


São Adoçantes formulados para dietas com restrição de sacarose, frutose e ou glicose, para atender às necessidades de pessoas sujeitas à restrição da ingestão desses carboidratos. As matérias-primas sacarose, frutose e glicose não podem ser utilizadas na formulação desses produtos alimentícios.


Os adoçantes dietéticos são constituídos por edulcorantes e agentes de corpo. Os edulcorantes são as substâncias químicas responsáveis pelo sabor adocicado e normalmente possuem um poder adoçante muito superior ao da sacarose. Sendo necessária, portanto, uma quantidade menor para obter a mesma doçura, ainda há a vantagem de ter menos ou nenhuma caloria.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
Ligue já 

 

3537-4327

ou

(55) 9922-6470

Siga

 

bottom of page